Combatendo a Covid-19: da prevenção ao tratamento
Médico cearense que está na linha de frente no tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus coordena curso para médicos e estudantes de medicina
A sociedade está enfrentando um momento jamais vivido antes. Tal caos, remete a outro grande e triste episódio, a gripe espanhola, em 1918, uma pandemia do vírus influenza, incomumente mortal. Hoje, com a globalização, uma doença letal e desconhecida que surgiu na cidade chinesa de Wuhan, em poucos meses se espalhou pelo mundo. “No momento estou na linha de frente no combate ao Covid-19, tendo visto vários pacientes internados na enfermaria, na UTI, tivemos a ideia de preparar e treinar desde a teoria até a prática os médicos que não estão na linha de frente, aqueles médicos mais jovens, assim, como também, aqueles que estão saindo das Universidades e estão se deparando com uma situação de calamidade pública”, relata o médico internista, Dr. Bruno Cavalcante.
O curso intitulado “Combatendo a Covid-19: da prevenção ao tratamento”, conta com mais de 30 professores de diversas especialidades da medicina, desde áreas clínicas, passando pela anestesia, psiquiatria, assim como áreas não médicas como a enfermagem e a fisioterapia. O médico conta que estão sendo produzidas novas aulas em EAD que estarão disponíveis muito em breve no portal http://educacaomedica.com.br/covid19, as quais serão distribuídas para os colegas de todo o Brasil de forma gratuita.
A iniciativa é da Associação Médica Cearense, com apoio da Associação Médica Brasileira, FIEC/SESI e Assembleia Legislativa do Ceará, sob a coordenação acadêmica do Dr. Bruno Cavalcante e do Dr. Kit Rola da NC Saúde.
Pensando na parte prática, tendo em vista que a Covid-19 possui várias peculiaridades, o médico internista que está a frente de uma unidade de Covid no hospital São Carlos, e organizando o treinamento em Covid-19, criou um curso prático, realizado em Fortaleza, com apoio da NC Saúde com duração de seis horas. “Nesse curso nós temos estações práticas para paramentação e desparamentação, estação de fluxo de atendimento, falando de diagnóstico, exames e tratamentos, estação de intubação para pacientes com suspeita de Covid-19, que tem várias ressalvas a serem feitas, vamos abordar também sobre intubação de via aérea difícil, isso feito em manequins, bonecos específicos para esse tipo de atuação, e temos também uma estação de parada cardiorrespiratória, onde vamos ensinar o processo de reanimação e os cuidados que devemos ter com os pacientes com suspeita de Covid-19”, diz.
A previsão do especialista é que sejam formados mais de 300 médicos. Até a presente data, já foram treinados mais de 140 médicos em Fortaleza.
Cavalcante ressalta que o avanço da Covid-19 fez com que muitos procedimentos eletivos, em clínicas e hospitais públicos e particulares do Brasil, ficassem suspensos ou com atendimento restrito. Pensando nisso, o médico internista vem realizando atendimentos domiciliares para ajudar pessoas que enfrentam outras doenças. “O isolamento faz com que, em alguns casos, os pacientes afrouxem os cuidados com a própria saúde em casa. Por isso buscamos atendê-los, prescrevendo medicação, passando orientações e diagnosticando eventuais doenças”, esclarece.
O que é um médico internista?
A Medicina Interna, mais conhecida no Brasil como Clínica Médica, é uma especialidade destinada à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do adulto, uma área que aplica o conhecimento científico e a experiência clínica ao cuidado do paciente. É por definição uma especialidade de cuidado do adulto, saudável ou doente, agudo ou crônico.
O especialista em clínica médica deve ser treinado para reconhecer e tratar uma ampla gama de doenças e pacientes com as mais diversas patologias, doenças crônicas e doenças concomitantes. Ele é preparado para lidar com a maioria dos problemas que o paciente pode trazer, não importando o quão simples ou complexo ou o quão raro ou comum seja a situação.
Sobre Dr. Bruno
Dr. Bruno Bezerra de Menezes Cavalcante é formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com distinção acadêmica Magna cum Laude. No internato, estagiou nos Estados Unidos, quatro meses na University of Miami – Miller School of Medicine – Jackson Memorial Hospital, e um mês no Allegheny General Hospital, em Pittsburgh, na Pensilvânia. Fez sua primeira residência em Clínica Médica no Hospital Geral de Fortaleza – HGF, e sua segunda residência no R3 de Clínica Médica no mesmo hospital.
Dr. Bruno Cavalcante é médico assistente do Hospital São Carlos. Médico assistente do Hospital das Clínicas – HUWC/UFC, preceptor da Residência de Clínica Médica do HGF e professor de Clínica Médica da Universidade Christus – Unichristus.
Mais informações:
Inspira! Comunicação e Marketing
Jornalistas:
Mônika Vieira | (85) 9.8779 2007 | monika@agenciainspira.com
Luana Amorim | (85) 9.9732 4671 | luana@agenciainspira.com
Mari Nascimento | (85) 9.9986 9580 | mari@agenciainspira.com