Segundo um levantamento feito pela BBC News quando uma pessoa infectada reduz 50% do seu contato social ela reduz seu potencial de contágio de 406 para 15 indivíduos em um mês
Como o próprio nome sugere, o distanciamento social é uma medida adotada que reduz a interação física entre as pessoas de determinadas comunidades, onde pode haver indivíduos contaminadas pela doença, mas que não apresentam sintomas e nem diagnóstico comprovado.
Atualmente, a medida tem estado em vigor para evitar a propagação da covid-19, fazendo com que muitos jovens permaneçam em suas casas. Este confinamento pode acarretar sérios problemas psicossomáticos, oriundos da pouca interação ou da falta de compreensão no convívio familiar, como explica a psicanalista e vice-presidente do Instituto Revoar, Elaine de Tomy.
“Existe uma parcela desses jovens que pode vir a sentir uma solidão decorrente do mau convívio dentro do lar. Isto pode gerar sentimentos como angústia, incompreensão, pensamentos de que o mundo lá fora é egoísta e cruel. A situação de isolamento pode intensificar essas sensações nas pessoas que já apresentam a pré-disposição”, diz ela.
Neste momento a compreensão é fundamental para manter um ambiente saudável entre os membros da família. “Os pais precisam construir uma ponte para alcançar seus filhos. Isso acontece por meio do respeito, do diálogo sem críticas, de uma organização de rotina, onde o jovem entenda que há horários para estudar, se alimentar, de brincar. Tudo isso contribui para minimizar os sintomas de ansiedade”, pontua a psicanalista.
Distanciamento Social x Quarentena x Isolamento
O distanciamento social é realizado quando se reduz a interação físicas entre s pessoas, estas sem sintomas e diagnóstico confirmado, diminuindo assim o risco de contaminação. Já a quarentena caracteriza-se quando a indivíduo teve contato com alguém infectado e está em observação, aguardando se haverá manifestação dos sintomas. E o isolamento é a separação das pessoas atestadas positivamente para o Covid-19 das que não estão infectadas. Este último sendo realizado, geralmente, em ambiente hospitalar.
Números do coronavírus
O coronavírus já infectou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil já são 2.915 casos da doença e 77 óbitos, segundo dados atualizados do Ministério da Saúde na última quinta-feira (26).
A Organização Mundial da Saúde reforça a importância de estabelecer uma rotina saudável mesmo em época de confinamento. Uma alimentação correta, prática de exercícios físicos com auxílio de vídeos da internet, subir e descer escadas, dançar, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas são alguns exemplos de rotinas fundamentais para fortalecer o corpo e relaxar a mente.
O Instituto Revoar
Fundado em 13 de fevereiro de 2017, o Instituto Revoar é uma entidade social do Memorial Funeral Home. Atua no desenvolvimento de pessoas, oferece apoio a indivíduos que buscam um auxílio para atravessar desafiadoras fases de superação. Também promove a conscientização sobre a importância da saúde mental e humanização das relações por meio de profissionalismo competente, resultando em ganhos na qualidade de vida e no envelhecimento saudável.
Mais Informações
Inspira! Comunicação e Marketing
(85) 3402.8630
www.agenciainspira.com
Mônika Vieira | (85) 98779.2007 | monika@agenciainspira.com
Luana Amorim (85) 99732.4671| luana@agenciainspira.com
Mari Nascimento | (85) 99986.9580 | mari@agenciainspira.com