Na última quinta-feira, 26, cientistas chineses relataram ao Jornal da American Medical Association (Jama) Pediatrics, que é possível, embora raro, que mulheres grávidas infectadas com o novo coronavírus infectem seus bebês. A equipe acompanhou 33 gestantes de Wuhan, cidade onde a pandemia de COVID-19 foi identificada. “As gestantes não fazem parte do grupo de risco, no entanto, os cuidados devem ser redobrados, principalmente nos últimos 3 meses, para evitar o risco de prematuridade”, alerta o especialista em medicina reprodutiva assistida, Dr. Fábio Eugênio.
Os cientistas escreveram em seu relato ao jornal americano, que procedimentos rígidos de controle e prevenção foram implementados durante o parto, e é provável que as fontes de sars-cov-2, nome técnico do vírus, nas vias respiratórias dos recém-nascidos ou no ânus, sejam de origem materna. Outro fato, que merece atenção é que as três crianças infectadas nasceram de cesariana, pois as mães tiveram pneumonia associada ao novo coronavírus.
Para o especialista, diante da pandemia do novo coronavírus, é imprescindível que as grávidas se mantenham em vigilância constante e sigam todo o protocolo de higiene e proteção recomendada pelos órgãos oficiais de saúde. “Como se trata de um novo vírus, ainda não se tem estudos suficientes que demonstrem todas as implicações negativas para as grávidas e bebês. O acompanhamento deve ser constante, e o médico deve orientar, se observar necessário, que a lactante realize o desmame, em prol da segurança do bebê”, informa, Dr. Fábio Eugênio.
Dicas de prevenção recomendadas pela Organização Mundial de Saúde – OMS
1- Lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando também as partes internas das unhas;
2-Usar álcool 70% para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca;
3- Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo;
4- Evitar multidões;
5- Usar máscara, caso apresente sintomas;
6- Evitar tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos;
7- Manter a distância de um metro de pessoas;
8- Limpar com álcool objetos tocados frequentemente;
9- Evitar cumprimentar com beijos no rosto, apertando as mãos ou abraçando;
10- Evitar sair de casa;
11- Utilizar lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo;
12- Se informar sobre os métodos de prevenção e passar informações corretas;
Sobre o Dr. Fábio Eugênio Rodrigues
O Dr. Fábio Eugênio Rodrigues é especialista em reprodução humana assistida, atuante há mais de 20 anos nesta especialidade. É Mestre em Tocoginecologia (UFC), Fellow clínico em Medicina Reprodutiva (Universidade de Roma-Itália), Fundador e Diretor da Clínica Medicina Reprodutiva Doutor Fábio Eugênio, e Diretor Clínico do Centro de Medicina Reprodutiva BIOS. Membro atual da diretoria da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), American Society of Reproductive Medicine (EUA), e membro e ex-presidente seção Ceará da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH). Participou da equipe do primeiro bebê de proveta de Fortaleza e é considerado uma das grandes referências nacionais na especialidade, ministrando, inclusive, aulas e palestras pelo Brasil.
Mais Informações
Inspira! Comunicação e Marketing
(85) 3402.8630
www.agenciainspira.com
Mônika Vieira | (85) 98779.2007 | monika@agenciainspira.com
Luana Amorim (85) 99732.4671| luana@agenciainspira.com
Mari Nascimento | (85) 99986.9580 | mari@agenciainspira.com